APP Duna Grande


Com 4 ha, a área Duna Grande situa-se a leste do Canal de Itaipu, estendendo-se por 280 m e com 150 m de largura. Com cerca de 30 m de altura, e 180 metros de extensão, a Duna Grande é um monte de areia gradativamente construído pela natureza, tendo o processo se iniciado por volta de 11,5 mil anos atrás, na transição do Pleistoceno para o Holoceno.




A Duna Grande é reconhecida oficialmente como sitio arqueológico de importância nacional. O sítio Duna Grande foi descoberto em 1962 por uma equipe do Instituto Brasileiro de Arqueologia (IAB), sendo posteriormente registrado no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), órgão federal responsável pela gestão do patrimônio histórico.

Com o registro no IPHAN, a partir de 1962 a Duna Grande passou a ser protegida pela Lei Federal 3.924, que trata dos monumentos arqueológicos e pré-históricos. A Constituição do Brasil também protege a Duna Grande. O artigo 20 determina que os sítios arqueológicos e pré-históricos são bens da União enquanto que o artigo 216 estabelece que os sitios arqueológicos constituem patrimônio cultural brasileiro e que “o Poder Público, com a colaboração da comunidade, promoverá e protegerá o patrimônio cultural brasileiro, por meio de inventários, registros, vigilância, tombamento e desapropriação, e de outras formas de acautelamento e preservação”.

Para comemorar a data de seu cinquentenário, em 1987, o IPHAN proclamou a Duna Grande como monumento símbolo da arqueologia nacional. Em 2008 o Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET) foi ampliado, incorporando a Duna Grande, que passou a constituir uma de suas principais atrações naturais e históricas.







Um comentário:

  1. Muito linda a nossa Duna Grande! Viva! Um "brinde a Duna Grande - Monumento Símbolo da Pré-História Brasileira assim declarada pelo IPHAN, logo a seguir abandonada e com resgate de sua importância ao ser incluída no PESET em 2008." rss

    ResponderExcluir

Plano Diretor de Niterói propõe Parque Municipal da VEPLAN

Aprovado pela Câmara de Vereadores sob a presidência de Paulo Bagueira, a lei do Plano Diretor de Niterói propõe um “parque municipal” abr...